História

História

A Previdência Social é um Seguro Social que você paga para ter uma renda mensal no momento em que não puder trabalhar. Por previdência social entende-se a tomada de medidas preventivas capazes de garantir ao trabalhador e à sua família, o mesmo padrão social que goza durante o seu período de vida produtiva, quando então se encontrar em situação de incapacidade para o trabalho, seja por idade ou por invalidez temporária ou definitiva.

No Brasil o maior e mais famoso instituto de previdência social é o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social que pertence ao Governo Federal e atinge a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Foi para cuidar de organizar e realizar tais benefícios para o servidor público do Município de Cordeiro e seus familiares, que a Prefeitura Municipal de Cordeiro criou através da Lei municipal n° 503/93 o Instituto de Pensão, Aposentadoria e Benefícios do Município de Cordeiro – IPAMC.

O IPAMC é o Regime Próprio de Previdência Social Pública do Município de Cordeiro. Como tal atinge os funcionários municipais efetivos do quadro oficial de pessoal da Prefeitura, da Câmara Municipal, as Fundações (Fundos de Saúde, de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente) e as Autarquias (IPAMC).

Sendo o IPAMC o Regime Próprio de Previdência Social Pública Municipal, os funcionários municipais são os segurados desse Instituto e seus familiares por consequência, são os seus beneficiários.

Assim, o IPAMC cuida de recolher mensalmente do governo municipal o equivalente a 13% do salário mensal de cada funcionário, bem como o equivalente a 11% deduzidos do salário mensal de cada funcionário, o que chamamos contribuição. Tais recolhimentos constituirão a reserva financeira, ou o seguro de previdência social que irá, num futuro próximo ou distante, promover a cada funcionário e à sua família, os benefícios que necessitam e que merecidamente lhes cabem.

São os seguintes os benefícios oferecidos: aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição e idade, licença médica por doença ou acidente, salário maternidade, salário-família, auxílio-reclusão e pensão por morte.

Visitas: 1.497 visitas